Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto responde às diretrizes básicas previstas na Modificação Pontual do PGM repondo as habitações desapropriadas para a ampliação do Equipamento Ferial (Pavilhões 5 e 7) em uma nova configuração com fachada à rua Ciencias, buscando gerar um espaço interior protegido entre os novos pavilhões e o conjunto plurifamiliar.
As decisões quanto à disposição e volumetria foram: separar em 5 blocos a proposta de planejamento através de aberturas de 3m de largura para conseguir um ritmo na disposição dos edifícios; dispor de uma base que forneça a maior fachada comercial possível, que servisse também como uma barreira visual e sonora ao jardim interior; ajustar as tipologias para orientar as cozinhas e os espaços de estar ao sul; conseguir uma forma urbana contundente do edifício na rua, e uma fachada mais agradável e doméstica no interior.
A imagem do edifício é coerente com estas intenções. Sua pele leve e vazada vincula-se à zona de estar das habitações, enquanto que a mais isótropa e maciça é vinculada à zona de descanso. Assim, busca-se o efeito mutante desta solução ao longo do dia e das estações do ano.
Todos estes aspectos imprimem ao edifício a sensação da conformação de uma nova cidade que se procura transmitir, muito vinculada ao entorno no qual se está, não só com a imagem, mas também com a escolha dos sistemas construtivos utilizados.